Banhos e Tosas
O pelo funciona como um isolante térmico para o cachorro, ele concentra o calor no corpo do cão e também evita que o cachorro absorva calor em excesso. Mas a tosa é importante porque evita que o pelo acumule fungos, bactérias e parasitas (pulga, carrapato etc).
Se você tem um cachorro de pelo longo e que precise de tosa, o ideal é que você faça uma tosa média, que mantenha o cachorro higiênico mas ao mesmo tempo não tire a função do pelo do cão. Porém em alguns casos são necessários tosas mais baixas para uma higiene mais profunda ou até tratamentos diversos do pet.
O que é tosa higiênica
A tosa higiênica é feita para manter a higiene e a limpeza do pet, ela consiste em aparar os pelos das patas (principalmente embaixo, entre as almofadas, para evitar que o cachorro fique escorregando no chão liso), aparar a área íntima do animalzinho, mantendo o pet limpo por mais tempo e também faz-se uma limpeza leve dos pelos do rosto.
Entre os banhos, escove sempre seu cachorro (pelos longos – diariamente; pelos médios – a cada 3 dias; pelos curtos – uma vez por semana). A escovação frequente ajuda a remover nós, retira os pelos mortos, melhora a circulação e espalha a gordura natural da pele, tornando os pelos mais brilhantes.
Seu cachorro também costuma se sentir melhor depois de estar escovado.